Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Ficar em pé por muito tempo definitivamente cansa, e Keith Ganura, CEO de uma startup suíça chamada Noonee, sabe disso. O executivo trabalhou por um tempo na linha de produção de uma fábrica, e descobriu como manter a postura cansa. E por isso, resolveu investir na ideia de uma cadeira “vestível”, que pode ser levada a qualquer lugar.

 

A invenção se chama Chairless Chair, algo como “cadeira sem cadeira”, e foi tema de uma matéria na CNN. Esta roupa robótica um tanto quanto estranha – uma espécie de exoesqueleto – fica presa às pernas e à cintura do usuário, acompanhando os movimentos como se não estivesse lá. Mas basta apertar um botão para que a estrutura de fibra de carbono e alumínio de dois quilos fique fixa e firme em qualquer posição que estejam as pernas da pessoa, virando um legítimo banquinho invisível.

O aparelho, conforme explicou Ganura à reportagem da CNN, deve servir especialmente para trabalhadores que precisam ficar em pé por muito tempo. Como nem sempre há uma cadeira por perto, eles podem simplesmente optar por dobrar os joelhos e “sentar” se estiverem vestindo a roupa robótica. O CEO da startup afirma que o aparelho pode ajudar a “evitar a fadiga”, e consequentemente melhorar o rendimento dos funcionários. Claro, não é recomendado ficar na posição por horas a fio, mas a solução não deixa de ser interessante.

É um conceito parecido até com aqueles banquinhos usados na ordenha de vacas, mas bem mais tecnológico. O segredo, como descreve o Engadget, é um sistema de amortecimento movido à bateria, que, de certa forma, distribui melhor o peso das costas e das pernas, jogando-o também mais para baixo, nos pés e nos calcanhares. Veja o vídeo, um tanto quanto dramático, para entender melhor a ideia.

A Chairless Chair ainda está em fase de testes, mas empresas como BMW e Audi estão usando protótipos em suas fábricas. Então, pode ser só uma questão de tempo até vermos em lojas esses exoesqueletos, que também podem ser bons amigos de quem vai a shows ou viaja em trens e ônibus relativamente cheios.


Fonte: Exame Info

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar