Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Planeta Vivo
Forte terremoto atinge a Costa Rica e deixa ao menos 2 mortos.

Um forte terremoto atingiu a Costa Rica nesta quarta-feira, matando ao menos duas pessoas, gerando deslizamentos, sacudindo prédios e provocando um rápido alerta de tsunami.

O tremor atingiu uma região turística do país famosa entre astros de Hollywood e foi o pior em duas décadas, causando pânico na capital San José, o corte de fornecimento de energia e comunicações e a retirada de todos os pacientes de um hospital da costa do Pacífico.

Duas pessoas morreram após o terremoto, de magnitude 7,6, uma delas em consequência de um ataque cardíaco, segundo a Cruz Vermelha. A outra vítima trabalhava em uma obra e morreu quando parte de um muro caiu.

A televisão local disse que 22 pessoas também foram socorridas com ferimentos, mas a Cruz Vermelha não pode confirmar essa informação.

Moradores ficaram chocados com a força do terremoto, que também foi sentido na Nicarágua e no Panamá, o maior desde o tremor de magnitude 7,6 de 1991 que matou 47 pessoas.

Dezenas de pessoas foram retiradas de um hospital localizado a alguns metros da costa do Pacífico após parte do edifício de nove andares ter começado a ruir durante o tremor, disse a polícia da cidade portuária de Puntarenas.

A imprensa local disse que havia 218 pacientes, que foram realocados em outros hospitais ou liberados.

O epicentro do tremor foi a 140 quilômetros de San José, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

Moradores de San José afirmaram que os telefones ficaram mudos e postes de eletricidade balançaram nas ruas.

"Foi terrível. Eu estava no terceiro andar. Nunca senti nada assim", disse Stephanie González, um estudante de mestrado de 25 anos que vive na capital.

A presidente do país, Laura Chinchilla, disse que não houve danos estruturais graves a edificações, mas alguns hotéis na costa oeste, no oceano Pacífico, ficaram danificados, segundo moradores.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico emitiu um alerta para o litoral da Costa Rica, Nicarágua e Panamá, que foi cancelado posteriormente. Mais cedo, o centro tinha emitido o alerta para toda a extensão da costa do México até o Peru.

O último grande tremor a atingir a Costa Rica foi em 2009, quando 40 pessoas morreram em consequência de um terremoto de magnitude 6,1.

 

Fonte: Exame

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar