Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Planeta Vivo
O número de novos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos subiu mais que o esperado na semana passada, com vários Estados reportando um aumento relacionado à tempestade tropical Isaac.

Os pedidos iniciais para auxílio-desemprego subiram em 15 mil, para 382 mil, segundo números ajustados sazonalmente, o maior valor em dois meses, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. O número da semana anterior foi revisado, mostrando mais 2 mil pedidos do que o previamente reportado.



Economistas consultados pela Reuters previam que os pedidos subissem para 370 mil na semana passada.

Uma autoridade do Departamento do Trabalho afirmou que a Tempestade Tropical Isaac, que alagou partes do país, foi responsável por cerca de 9 mil dos pedidos feitos na semana passada. O número não é ajustado.

Mas mesmo levando a tempestade em consideração, o relatório sugeriu pouca melhora no mercado de trabalho depois da forte desaceleração da criação de empregos em agosto. A média móvel de quatro semanas, considerada uma medida melhor das tendências do mercado de trabalho, avançou em 3.250, para 375 mil, a leitura mais alta desde meados de julho.

Foram criados 96 mil postos de trabalho no mês passado, uma forte retração em relação aos 141 mil de julho. Embora a taxa de desemprego tenha caído para 8,1 por cento em agosto ante 8,3 por cento, foi porque norte-americanos desistiram de procurar emprego.

O fraco mercado de trabalho é visto com um incentivo para o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, anunciar uma terceira rodada de compra de títulos ao final de sua reunião de dois dias mais tarde nesta quinta-feira.

A taxa de desemprego está presa acima de 8 por cento por mais de três anos, a primeira vez que isso acontece desde a Grande Depressão.

O número de pessoas ainda recebendo o benefício sob programas regulares do Estado após a primeira semana de ajuda caiu em 49 mil, para 3,28 milhões na semana encerrada em 1 de setembro, mostrou o relatório.

 

 

Fonte: Reuters

 

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar