Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Universo
Imagem tem 121 megapixels e captura o planeta inteiro em um único registro.

A maior imagem já feita da Terra foi divulgada nesta sexta-feira pela Roscosmos, a Agência Espacial Russa. Com 121 megapixels, a foto mostra o planeta como jamais foi visto antes: é o registro com maior resolução disponível do globo terrestre, e também o primeiro capturado com um único disparo pelos sensores de um satélite.



A imagem, feita pelo satélite russo Elektro-L, foi registrada a 36 mil quilômetros da superfície. O satélite mudou o ângulo de captação da foto a cada 30 minutos, e cada pixel corresponde a aproximadamente um quilômetro de distância real. Ao contrário do que ocorria até então, a imagem não é uma montagem realizada com várias fotos juntas.


Terra 121 Megapixels


Também chama atenção as cores diferentes dos registros tradicionais. Isso acontece porque a foto é criada com a combinação de luz em quatro comprimentos de onda diferentes, três visíveis e uma infravermelha. O que aparece em tom alaranjado, por exemplo, é a vegetação da superfície.

O satélite Elektro-L foi lançado no espaço pela Agência Espacial Russa em janeiro de 2011. Desde então, sua tarefa é monitorar as mudanças climáticas do planeta.

Veja abaixo um vídeo da imagem feita pelo satélite russo:

 

 

 

Fonte: Exame

Comentar

Código de segurança
Atualizar