Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Universo

O Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa, encontrou no espaço uma galáxia diferente das estudadas com frequência. Sombrero está a 28 milhões de anos-luz da Terra e pode ser vista de duas formas diferentes.

A galáxia Sombrero, também conhecida como NGC 4594, é uma das primeiras conhecidas pelo homem a exibir características de dois tipos diferentes. Isso significa que ela é elíptica e espiral ao mesmo tempo.

Um dos tipos de galáxia tem a forma mais avolumada, como bolas de futebol americano. O outro tipo tem discos achatados com braços que giram em torno de um núcleo. A galáxia Sombrero fica na constelação de Virgem e tem forma de uma bola de futebol americano com um disco embutido.



Na luz infravermelha do Spitzer, é possível ver estrelas mais velhas através da poeira espacial, diferente dos telescópios normais, que mostram Sombrero como um disco imerso em um globo brilhante.

A partir disso, os cientistas descobriram que o brilho da Sombrero tem o mesmo tamanho e massa de uma galáxia elíptica. Porém, ainda não se sabe como ela se formou.

Alguns astrônomos acreditam que Sombrero foi inundada por gás há nove bilhões de anos, no início do universo, quando as nuvens de gás eram comuns e ajudavam na formação das galáxias. No caso, esse gás teria entrado em órbita em volta do centro da galáxia até formar um disco achatado.

As novas evidências devem ajudar os cientistas a entender como Sombrero e outras galáxias evoluem. Centaurus A, por exemplo, é outra galáxia que também parece ter dupla personalidade. Porém, a hipótese ainda não foi comprovada. A Centaurus A é uma das galáxias mais próximas da Terra, a cerca de 11 milhões de anos-luz da Terra. Além disso, ao centro dela existe um buraco negro supermassivo.

 

 

Fonte: Exame Info

Comentar

Código de segurança
Atualizar