Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Universo

A nave Dragon, da empresa SpaceX, voltou para a Terra depois de se tornar o primeiro veículo privado a viajar até a Estação Espacial Internacional (ISS).


A Dragon caiu no Oceano Pacífico na tarde da última quinta-feira (31). O pouso aconteceu a centenas de quilômetros a oeste da península da Baixa Califórnia, segundo a Nasa.



Ciência NASA Espaço

O lançamento da nave aconteceu em 22 de maio, no foguete Falcon 9, projetado pela própria SpaceX. A Dragon levou 500 kg de carga, como suprimentos adicionais de comida e água, além de alguns experimentos científicos, até a ISS.

A espaçonave também testou a capacidade de acoplagem, a situação dos sensores, assim como a capacidade de abortar a missão em segurança. Depois, a Dragon foi capturada e acoplada a ISS.

Ônibus espaciais - O uso da nave privada Dragon pela Nasa é mais do que um marco para a história. Trata-se de um reflexo do que aconteceu em julho de 2011, quando a Nasa aposentou todos os seus ônibus espaciais.

Agora, a Nasa vai concentrar seus esforços no desenvolvimento de missões complexas, como viagens para Marte e pesquisas mais intensas com asteroides. Por isso, todo o dinheiro e tecnologia da agência estão sendo transferidos para essas tarefas mais difíceis.

Portanto, o transporte de astronautas e de carga está nas mãos de naves russas e da iniciativa privada. Somente a SpaceX já tem um contrato com a Nasa de 1,6 bilhões de dólares para 12 voos transportados até a ISS. A missão da nave Dragon não está incluída no contrato, já que é considerada apenas um teste.

 

Fonte: Exame Info

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar