Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Curiosidades

"Sem descansar, a humanidade teria evoluído de uma forma completamente diferente "


O feito está registrado no Livro Guinness dos Recordes. Onze dias é o tempo máximo que um ser humano conseguiu ficar acordado, mesmo assim sofrendo alucinações e disfunções na fala. Mas o que aconteceria se o homem não precisasse dormir e ficasse acordado 24 horas?


Sem descansar, a humanidade teria evoluído de uma forma completamente diferente. Mesmo que a ausência do sono não provocasse conseqüências negativas para o nosso organismo (veja alguns desses efeitos ao lado), o planeta não agüentaria o desequilíbrio provocado por uma atividade global ininterrupta e entraria em colapso, pois os recursos naturais não seriam suficientes para atender a demanda, que seria um terço maior que a normal – ficamos 16 horas acordados e dormimos oito horas, em média.

Com o sono em dia, prevê-se que o estoque de petróleo do planeta dure mais uns 250 anos. Se ninguém dormisse desde 1800, o petróleo já teria acabado em 1966, segundo um cálculo feito por Paula Takatsuka, mestre em álgebra da Unicamp. O fim do petróleo afetaria o transporte, a indústria e todo o comércio mundial. Teríamos problemas como a queda na produção de alimentos (a agricultura depende dos fertilizantes e outros derivados do petróleo) e a escassez de outros 500 mil produtos à base de petróleo (plástico, asfalto, tintas e detergentes). O desastre ambiental resultante dessa exploração desenfreada de recursos também seria monstruoso.

Essa encrenca toda colocaria o sistema econômico em xeque. “Se o mundo passasse a funcionar 24 horas ininterruptamente, haveria um descompasso gigantesco entre oferta e procura. Teríamos a hiperinflação, que resultaria no colapso do capitalismo”, afirma o economista Miguel Daoud, diretor da Global Financial Adviser. Ou seja, o homem insone receberia o golpe fatal direto em seu órgão mais sensível: o bolso.


O homo insomne

 

Saiba o que a atividade contínua faria com nosso corpo.

VAGAS LEMBRANÇAS

A falta de sono geraria um curto-circuitoem nosso cérebroe a memória teria capacidade reduzida.Seria necessário apelarpara truques mnemônicos como bilhetinhos para evitar esquecer tudo.

VISÃO EMBAÇADA

Os movimentos oculares rápidos que ocorrem durante o sono são necessários para conservar no olho a capacidade de fusão das duas imagens da retina numa só, garantindo assim a percepção nítida das imagens

SONHO DISTANTE

De acordo com Freud, o pai da psicanálise, é principalmente por meio dos sonhos que o inconsciente se manifesta. Sem sono – e, conseqüentemente, sem sonhos –, a psicanálise provavelmente nem existiria

FERIDAS ABERTAS

O sono também é responsável pela reparação dos tecidos, devido a alterações na circulação e na respiração. Em pessoas que não dormissem, a cicatrização de machucados poderia demorar o dobro do tempo normal.

MUNDO DE ANÕES

É principalmente durante o sono que o hormônio do crescimento é secretado. Se ninguém dormisse para desencadear esse processo, a população mundial seria nanica – teríamos em média 1,30 metro.

SEMPRE DOENTE

Sem descanso para o corpo, nosso sistema imunológico ficaria enfraquecido. Não é à toa que os médicos sempre nos recomendam repouso no tratamento de gripes e outras doenças.

GORDURA ZERO

Permanecer 24 horas em vigília seria malhação suficiente para nos manter em forma. Provavelmente seríamos mais magros devido ao maior consumo de energia quando estamos acordados.

FALTA DE ATENÇÃO

Privados de sono, provavelmente teríamos déficit de atenção e dificuldade de concentração. Estaríamos mais vulneráveis aos acidentes e cometeríamos bobagens como pôr o relógio no copo da dentadura.

VIDA, CURTA VIDA
Provavelmente morreríamos mais cedo. O sono é essencial para a reposição e equilíbrio de energia. Sem dormir o ser humano gastaria mais energia e envelheceria mais rápido – um homem de 30 anos seria considerado velho.

 

Fonte: Super Interessante

Comentar

Código de segurança
Atualizar