Imprimir
Categoria: Planeta Vivo
Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Planeta Vivo

Terremoto tem picentro a 151 quilômetros sudoeste da cidade de Shihezi


Um terremoto de magnitude 6,3 foi registrado no oeste da China na manhã de sábado (horário local), perto da fronteira com o Cazaquistão, afirmou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O terremoto, inicialmente reportado como de magnitude 6,5, aconteceu às 5h07 (18h07 de sexta-feira em Brasília) e teve epicentro a 151 quilômetros sudoeste da cidade de Shihezi, na província de Xinjiang, região onde habita predominantemente o povo muçulmano uigur.

A agência de notícias oficial Xinhua afirmou que foi possível sentir fortemente o abalo na capital regional Urumqi por cerca de 10 segundos, forçando as pessoas a deixar suas casas em direção às ruas.

No condado mais próximo do epicentro, o tremor jogou as pessoas para fora de suas camas e cortou a energia elétrica, mas levará muito tempo para avaliar os danos e vítimas por causa da localização remota, acrescentou a Xinhua.

"É uma área montanhosa remota e muito tranquila que é pouco povoada. No momento não temos nenhum relato de qualquer vítima ou dano, mas estamos acompanhando de perto", disse o geofísico do serviço norte-americano, Chen Shengzao, à Reuters por telefone desde Golden, no Colorado.

O serviço geológico disse que o terremoto foi muito raso, somente 9,8 quilômetros abaixo da superfície terrestre. Chen afirmou que o tremor pode ter sido amplamente sentido devido à magnitude e profundidade.

Um abalo sísmico de magnitude 6,3 é capaz de causar danos severos.

 

Fonte: Reuters

Visualizações: 1366