Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Curiosidades

Técnica, que usa proteína de uma medusa, mostra renovação cerebral contínua.

Usando uma proteína de medusa que é capaz de emitir brilho, um grupo de cientistas iluminou um neurônio e capturou imagens do movimento de proteínas em seu interior (assista aqui). Nas imagens é possível ver como as proteínas – que são consideradas como os "tijolos" dos neurônios – são direcionadas para essas células com o objetivo de renovar suas estruturas.

"Seu cérebro está sendo desmontado e renovado todos os dias. No período de uma semana, ele vai ser constituído de proteínas completamente diferente das atuais. Nós já sabíamos que isso acontecia, mas agora podemos assistir", disse Don Arnold, professor de biologia molecular da Universidade de Stanford, e um dos cientistas que participaram do estudo que produziu o vídeo.

A técnica de iluminar proteínas no interior de células, incluindo os neurônios, já existe desde a década de 90. Ela consiste no uso de uma proteína bioluminescente da medusa, conhecida pela sigla PFV (Proteína fluorescente verde), que passa a emitir um brilho verde quando exposta à luz azul.

 

Fonte: Exame

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar