Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Denúncia
Ministério da Justiça notifica Vivo por app que monitora usuários.

Um aplicativo para smartphones que funcionam com chip da operadora Vivo tornou-se alvo do Ministério da Justiça, que teme que a telecom use o app para espionar seus clientes.

Nesta quinta-feira (18), o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, enviou uma notificação à Vivo/Telefônica pedindo esclarecimentos sobre o funcionamento do app, ainda em desenvolvimento e que deve estrear no mercado apenas em novembro.

De acordo com o Ministério, o app Smart Steps (Passos inteligentes) coleta e envia para servidores da Vivo informações sobre hábitos dos usuários, como os shoppings que eles frequentam, períodos do dia em que estão em deslocamento pela cidade e a faixa etária do usuário.

O objetivo seria traçar perfis de comportamento e consumo dos clientes da telecom baseados em dados como geolocalização e usá-los para fins comerciais. As informações permitiriam, por exemplo, que um varejista criasse promoções para públicos específicos, como aposentados ou adolescentes, em datas e horários em que sabe que este consumidor está nas imediações de sua loja.

O aplicativo estreará no Brasil antes da Telefônica distribuí-lo nos outros mercados em que atua, como Espanha, Argentina e Reino Unido. A experiência brasileira serviria de laboratório para novas aplicações do app, que relaciona informações demográficas e de geolocalização.

Em nota, a Vivo explica que o uso deste app será voluntário e os consumidores deverão autorizar expressamente a coleta e uso de dados de seu smartphone. Além disso, explica a Vivo, as informações serão processadas em grandes volumes (de forma “consolidada”), ou seja, as pessoas não serão identificadas uma por uma e a empresa não saberá, por exemplo, onde cada cliente está, mas sim onde grupos de clientes anônimos estão.

Na mesma nota, a empresa diz que fornecerá todas as explicações que o Ministério da Justiça solicitar e reforça que o app ainda não está disponível, ou seja, não há clientes neste momento monitorados pelo aplicativo Smart Steps. A Vivo tem dez dias para esclarecer as dúvidas apontadas pelo Ministério na notificação emitida hoje. Veja abaixo a íntegra da nota divulgada pela assessoria de imprensa da Vivo.

“A Telefonica | Vivo informa que irá fornecer todas as informações no prazo solicitado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor. A empresa esclarece também que o produto em questão encontra-se ainda em desenvolvimento. Vale ressaltar que o serviço irá utilizar apenas informações prévia e expressamente autorizadas pelos clientes. Estas autorizações começarão a ser colhidas até o final do ano. Além disso, é importante enfatizar que os dados serão trabalhados de forma consolidada, não havendo qualquer individualização das informações ou possibilidade de rastreamento dos usuários.

O produto pretende apresentar estimativas de fluxos populacionais inferidas por meio das informações consolidadas”.

 

Fonte: Exame Info

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar