Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Futuro
Cientistas extraem combustível da água e do ar!

A busca por combustíveis limpos chegou a mais uma descoberta surpreendente: engenheiros de uma pequena empresa do Reino Unido, a Air Fuel Synthesis*, estão produzindo gasolina feita apenas de – acredite! – água e ar. Genial!

O sistema desenvolvido por eles, composto por uma série de reatores, extrai CO2 da atmosfera e hidrogênio da água e os transforma em metanol. Esta substância química, por sua vez, é convertida no que os pesquisadores chamam de gasolina sintética. Eles garantem que o produto não tem poluentes presentes no petróleo extraído da terra, como o enxofre. Além disso, o carbono emitido pela queima do combustível é compensado na sua extração do ar, a primeira etapa desta produção. Muito bom para ser verdade?

Pois é, mas o problema é que este processo ainda demanda muita energia – que, por enquanto, vem de fonte fóssil. Em três meses de experimentação, foram fabricados apenas cinco litros de gasolina sintética. Muito pouco, não é?

A notícia só será boa por completo apenas se o sistema for abastecido por energia renovável, o que já está nos planos da empresa. Isso deve acontecer quando a produção da gasolina sintética atingir viabilidade econômica e maior escala. Espera-se que em dois anos seja possível fabricar uma tonelada do combustível a cada dia. Já pensou abastecer seu carro com combustível tirado da água e do ar?

 

Fonte: Super Interessante

 

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar