Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Universo Virtual
O Governo da França estuda a adoção de um novo imposto para taxar as empresas digitais estrangeiras que atuam no país.


A medida elaborada pelo governo do presidente François Hollande tem como objetivo reter parte da receita que empresas como Google, Amazon e Facebook produzem no país, mas remetem para os Estados Unidos.

Segundo reportagem do jornal The New York Times, o governo francês considera os dados que as empresas coletam dos usuários com o objetivo de direcionar a publicidade um material bruto, espécie de commodity da economia digital.

"Essas informações possuem um valor distinto, pouco analisado na ciência econômica ou nas estatísticas oficiais”, afirma o relatório obtido pelo jornal.

A estimativa é que o Google arrecade entre 1,5 bi e 2 bi de euros anualmente na França com a venda de publicidade. Porém, as empresas de tecnologia realizam manobras tributárias a fim de minimizar os impostos pagos.

“Estamos apenas trabalhando para nos certificar que a Europa não é um paraíso fiscal para algumas gigantes da internet”, afirmou o ministro da economia da França, Fleur Pellerin, à imprensa local na última sexta-feira (18).

O Google não se manifestou sobre o caso.

 

Fonte: Exame Info

 

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar