Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Atitude
O que seria ter atitude?

Só o fato de você estar lendo esse artigo já é uma atitude. Partindo do princípio que atitude vai além do que o cotidiano esta acostumado a lidar, seja fazendo coisas simples, por exemplo, fazer a coleta seletiva ou até as mais ousadas como entrar em um prédio em chamas e salvar um indivíduo, entre outras coisas presentes em nossas vidas. Tudo que você faz a alguém ou para alguém gera uma consequência, que partiu de uma atitude certa ou errada, então se torna um ciclo vicioso.

A palavra atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento, cada indivíduo interpreta de uma forma diferente os estímulos do meio social, já que se trata de um comportamento habitual, que se verifica em circunstâncias diferentes, de acordo com a psicologia.

Onde quero chegar, o ser humano tem a "incrível" mania ou habito, como queira chamar, de queimar etapas para alcançar status e bem estar social, sendo que em cada etapa da vida temos lições a aprender e de acordo com elas vamos moldando o nosso caráter, individual e coletivo, já que o ser não foi criado para viver sozinho, muitos acreditam que quanto mais isolados mais conhecimento irá adquirir para si mesmo, sendo que não existe forma, nem mesmo na ciência, em que o ser consiga aprender tudo sozinho, fazer tudo sozinho, até para ser sozinho é preciso que existam indivíduos ao seu redor para que seja considerado sozinho. Um exemplo clássico são as redes sociais, em que você tem acesso a pessoas do mundo inteiro, sendo que ao mesmo tempo em que você interage com tantas pessoas você esta interagindo através de uma máquina, sendo considerado então solitário.

A mudança de atitude deve partir de cada um, enquanto nos isolamos através da tecnologia o mundo continua a girar e a tendência é ir mais rápido e quando se tentar desacelerá-lo será muito tarde, atitude, atitude, atitude, pois é.

O que mais falar sobre ela? O que mais tentar decifrar dessa pequena palavra? Bom, indo mais fundo, atitude é a coragem que nos move, é o que nos pressiona a acertar ou errar, já que dar o primeiro passo para alcançar algo é a parte mais difícil, ainda mais no mundo moderno em que vivemos. Aos poucos conquistamos espaço nesse mundo que parece enorme visto de fora, mas por dentro parece bem pequenininho, se parar para reparar quando um bebê está começando a dar seus primeiros passos ele se assusta e faz careta quando caminha sem se apoiar, assim é quando crescemos em que fazer algo diferente e fora do que achamos ser normal vai nos fazer cair, tropeçar, desequilibrar ou qualquer outra coisa que envolva uma desistência, está ai uma boa palavra, desistência, que foge do conceito de atitude, tentar ser bem claro, atitude é coragem e desistência é a falta de coragem, isso porque quando se desiste de algo o mundo de outra pessoa é quebrado, lembrando que tudo é um ciclo vicioso. Pois é, atitude, solidão, mundo corrido, o que você faz modifica a vida do outro, tudo muito interligado e que passa muito batido e pode não fazer muito sentido logo de cara, mas sim, faz sentido.

Voltando, podemos colocar no mesmo conceito de atitude o lado crítico do ser, isso também depende de cada indivíduo, já que não pensamos de maneira uniforme, seria bem chato pensar igual, o que nos faz viver bem é justamente essas diferenças, crítica não é só algo ruim, quando se pensa em crítica já se pensa logo no governo, nos salários baixos, nas questões que nunca são resolvidas, na saúde e tantas outras coisas, mas o pensamento crítico é a atitude mais bonita que existe, pelo menos creio eu que seja, para pra pensar, é incrível poder debater algo e poder construir uma nova visão, algo mais interessante, sair da comodidade e evoluir, quando você critica algo as pessoas notam que existe em você algo de diferente, que impulsiona a te colocar em um nível social mais elevado, claro que existem limites necessários a serem cumpridos para que não ocorra uma ditadura, assim como crítica não é só algo ruim, ditadura não é só militar, ditadura de pensamento é tão ruim quanto a militar, penso eu desta forma, já você leitor pode pensar de maneira contrária, me deixaria até feliz, já que crítica é sempre bem vinda quando é construtiva, voltando ao ponto em que parei, essa liberdade de criticar é necessária para que as atitudes corretas possam prevalecer sobre as incorretas. Embora existam diversos impulsos errados, primeiros passos meio tortos, meio fora de sintonia com o mundo, no qual pessoas se isolam para se proteger e esquecem que não adianta se proteger dos outros se esta atingindo a si mesmo.

Posso concluir que atitude é na verdade tudo, ao mesmo tempo nada, porque ela pode te levar para frente, para trás ou até mesmo tem manter no mesmo lugar, vai depender de como você quer aplicá-la no seu cotidiano. Pense bem antes de agir, pense que não é só o seu que está na reta, o mundo da voltas e como já diz a frase: aquilo que você planta é o que irá colher. Seja atitude, critique sua atitude, assim você cria uma base e a partir dela se mantém firme no foco e chega onde deseja.

 

 

Beatriz Corrêa
http://beeacorrea.blogspot.com.br/

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar