Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Site que vende seus dados adota bitcoin para evitar fraudes.

Depois de ser tema de uma reportagem que revoltou milhares de leitores na última sexta-feira (24), o site Tudo Sobre Todos, que vende informações pessoais de cidadãos comuns na internet, resolveu sofisticar o sistema de recebimento de dinheiro.

A página passou a aceitar pagamentos apenas na moeda digital Bitcoin, em vez de utilizar o PayPal. O motivo? Eles estavam sofrendo muitos calotes.

Contatado pela reportagem, o representante anônimo do Tudo Sobre Todos informou que a maioria das compras feitas por meio do PayPal, sistema que permite a troca de valores pela internet, eram canceladas por meio de um recurso chamado “chargeback”, que evitava que o dinheiro chegasse ao site.

"Para evitar fraudes e diminuir a quantidade de compras fraudulentas, resolvemos alterar o método de pagamento”, disse a INFO um dos responsáveis pelo Tudo Sobre Todos.

O bitcoin é uma moeda virtual que se baseia em códigos de criptografia e que não depende de uma entidade centralizada para circular.

Ela ganhou popularidade em mercados de itens ilegais na chamada deep web por ser praticamente impossível de ser rastreada – diferentemente de cartões de crédito pessoais, por exemplo.

A compra de dados no site agora requer que o internauta tenha uma carteira virtual para guardar os bitcoins. O preço do plano básico oferecido pela página é de aproximadamente 10 reais.

Devido ao alto valor do bitcoin no momento (975 reais por unidade), com 0,01 bitcoin, o internauta pode comprar 10 créditos.

Cada crédito é usado para visualizar uma informação sobre um pessoa: CPF, RG, endereço, profissão, lista de vizinhos ou links para redes sociais.

Ilegal?

O Tudo Sobre Todos se auto-proclama um site que vende informações públicas de brasileiros.

No entanto, no entendimento de Gisele Arantes, advogada e sócia do escritório Assis e Mendes, as pessoas precisam consentir que seus dados sejam comercializados – o que não aconteceu.

A empresa usa uma camuflagem para dificultar uma reação por parte dos usuários: ela se diz registrada na Ilha Mahé, nos Seychelles, o domínio é da Suécia e IP aponta para algum ponto da França.

Um abaixo-assinado pedindo a investigação do site pelo Ministério Público já conta com mais de 45 mil assinaturas. Na última sexta-feira, essa petição tinha 2 mil apoiadores.

INFO contatou o Ministério Público Federal, que informou estar ciente do caso e que os trâmites internos que culminam na investigação foram iniciados.

Com isso, o Tudo Sobre Todos continua no ar vendendo informações de gente de todo o Brasil.

Comentar

Código de segurança
Atualizar