Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Vênus nem sempre foi esse planeta mal encarado que conhecemos hoje - com a temperatura elevada e uma pressão que esmagaria ossos humanos. Há algum tempo, os astrônomos suspeitam que o planeta possa ter abrigado vida em algum momento. Agora aNASA tem evidências que confirmam a hipótese.

 

 

Ainda em 2010, pesquisadores já haviam atentado para o fato de que tanto a Terra quanto Vênus possuem tamanho, densidade e composição semelhantes. E que, por serem vizinhos, os planetas poderiam ter sido formados com a mesma base. Tantas semelhanças renderam a Vênus o apelido de irmão gêmeo mal da Terra.

 

“Ambos tiveram oceanos de água quente em contato com rochas e com moléculas orgânicas que se submeteram a uma evolução química”, afirmou, na época, o astrobiólogo David Grinspoon a New Scientist. “Até onde sabemos, estes são os critérios para a origem da vida.”

 

Agora, uma equipe do Goddard Institute for Space Studies da NASA, descobriu que, há 3 bilhões de anos, Vênus pode ter tido um clima ameno, parecido com o da Terra.

 

Para chegar à conclusão, os cientistas criaram quatro versões de como seria Vênus quando ainda era um “bebê” e submeteram cada uma delas a fatores diferentes, como a quantidade de energia que o planeta recebeu do Sol. Fazendo a projeção da evolução do planeta em bilhões de anos, um dos modelos mostrou que, há 715 milhões de anos, Vênus teria as condições de temperatura ideais para abrigar vida.

 

Os astrônomos só encontraram um probleminha: para que estes cálculos estivessem certos, o planeta teria que fazer o movimento de rotação, naquele tempo, na mesma velocidade que faz hoje. Como os estudos sugerem que o giro do planeta era, na verdade, mais rápido, os cientistas precisam de mais pesquisas nesta direção.

 

Além do mais, se o estudo estiver certo, então a vida teria se desenvolvido em Vênus ao mesmo tempo em que se desenvolveu na Terra. O que nos leva a uma questão importantíssima: cadê os ETs? Ou melhor, o que teria tornado Vênus o irmão gêmeo mal da Terra?

 

Não temos respostas para isso.

Infelizmente, os cientistas sabem que o planeta Vênus de hoje seria um lugar bastante improvável para abrigar quem quer que fosse. Como se sabe, além de ser o planeta mais quente do Sistema Solar, o corpo é coberto por nuvens feitas de ácido sulfúrico. O ar naquele planeta é 90 vezes mais pesado do que na Terra e a pressão se compara a de um mergulho de 914 metros no fundo mar. É claro que nada impede que outras formas de vida como não conhecemos tenham existido ou existam no local.

 

Mas, para saber a verdade, seria preciso ir até lá. A boa notícia é que a NASA já planeja lançar sondas que estudem as condições do planeta nos próximos anos.

 

 

Fonte: Galileu

Comentar

Código de segurança
Atualizar