Imprimir
Categoria: Planeta Vivo
Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Furacão Maria se desloca após inundar Porto Rico

Resultado de imagem para furacão 700 x 400

San Juan, 20 set (EFE).- O centro do furacão Maria saiu de Porto Rico nesta quarta-feira, após levar fortes ventos e inundações à ilha, informou o coordenador de avisos do Serviço Nacional de Meteorologia do México, Ernesto Morales.

Maria, que tocou terra às 6h15 (hora local; 7h15 em Brasília), deixou a ilha ao meio-dia, indicou Morales em declarações à imprensa local.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos calculou que, minutos antes de sair de Porto Rico, o furacão apresentava ventos de 220 km/h e se deslocava rumo ao noroeste a uma velocidade de 19 km/h.

Embora o furacão já tenha saído do território porto-riquenho, Morales lembrou que o perigo continua pelos efeitos que o fenômeno pode ter deixado para as próximas horas.

O NHC informou no boletim das 11h (hora local; 12h em Brasília), que Maria possui "ventos destrutivos" e pode causar grandes inundações sobre Porto Rico. O fenômeno meteorológico provocou o transbordamento de vários rios da ilha, danos em moradias e deixou quase todo o território sem eletricidade.

O governador Ricardo Rosselló afirmou em entrevista à "GFR Media" que ainda não há registros de mortes e que solicitou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que declare a ilha como zona de emergência após a impacto do furacão de categoria 4.

A expectativa é que Maria mantenha um enfraquecimento gradual da velocidade até a manhã de sexta-feira. O centro do furacão passará nesta noite e na quinta-feira sobre águas próximas à costa nordeste da República Dominicana e depois se deslocará perto das Ilhas Turcas e Caicos e do sudeste das Bahamas.

Visualizações: 1526