Imprimir
Categoria: Planeta Vivo
Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Tremor de terra intriga moradores da Baixada Fluminense, algo incomum e inesperado.

Tremor de magnitude 2.1 é registrado em Seropédica | Seropédica Online


Evento sísmico foi confirmado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e teve magnitude de 2,1. Segundo a instituição, moradores de Paracambi relataram ter ouvido ‘estrondo seguido pelo tremor’.

De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (ObSis/UNB), o evento teve magnitude 2,1 na escala Richter e foi registrado às 23h06 em Seropédica, município localizado a 75 km da capital.

“Há relatos que a população do município de Paracambi, localizado a cerca de 15 quilômetros do epicentro, ouviu um estrondo seguido pelo tremor”, destacou o Observatório em comunicado oficial.

A Defesa Civil do município de Paracambi, no entanto, não registrou nenhum tipo de chamado decorrente do tremor de terra

“A gente ainda não recebeu nenhuma informação dos órgãos competentes. Realmente, alguns funcionários daqui relataram [estrondo seguido de tremor]. Eu, que também sou morador da cidade, não senti nada”, disse o subcoordenador da Defesa Civil de Paracambi, Diego Kioshi.

Abalo Sísmico em Seropédica foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (ObSis/UNB)

Tremor semelhante na Região Serrana

De acordo com o ObSisO, o último evento sísmico no estado do Rio de Janeiro foi registrado no dia 1º de março deste ano em Petrópolis, Região Serrana. O tremor teve magnitude 2.0, semelhante ao registrado neste domingo em Seropédica.

Baixa magnitude

Um tremor de magnitude 2.1, como registrado em Seropédica, é considerado leve, incapaz de provocar danos.

Para medir a magnitude de um terremoto é considerada a Escala Richter, criada em 1935 pelo sismólogo americano Charles F. Richter, integrante do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Ela se inicia em zero e é, teoricamente, infinita.

A escala Richter quantifica a energia liberada no foco do terremoto e se baseia em um princípio logarítmico, ou seja, um terremoto de magnitude 6, por exemplo, produz efeitos dez vezes maiores que um outro de 5, e assim sucessivamente.

 

 

 

F onte: G 1 ( D aniel S ilveira)

Visualizações: 16963