Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cartões SD poderão oferecer 128 TB de armazenamento.

Já faz um tempinho que o mercado aguarda pela produção em escala comercial de cartões SD com 2 terabytes de armazenamento. E, mesmo assim, isso não impediu a SD Association de anunciar um upgrade ainda mais monstruoso aos pequenos repositórios ambulantes de memória: a nova capacidade máxima passa a ser de 128 TB, para o novo dispositivo chamado de SD Ultra Capacity.

A novidade será possível graças ao pareamento da interface PCI Express, que pode fornecer uma taxa de transferência de dados de até 985 MB/s, com o protocolo de camada superior NVMe, um mecanismo que permite um avançado acesso ao conteúdo. O objetivo é chegar a gadgets SSD removíveis e já se preparar para um futuro com grandes nacos de dados móveis, incluindo vídeos de 4K e 8K, Internet das Coisas, carros autônomos, gravações e reproduções em super câmera lenta, plataformas mais agressivas de computação e games (com uso intenso das realidades virtual e aumentada), inteligência artificial, entre outras coisas.

Mas não espere ver um desses cartões de 128 TB tão cedo nas prateleiras. Dado ao fato que os de 1 TB sequer estão disponíveis por aí, pode demorar um bom tempo até que eles deem as caras. Além disso, os de 512 GB produzidos pela SanDisk ainda custam muito caro — estavam na faixa dos US$ 800 e caíram mais recentemente para US$ 300.

cartão sd memória

Ou seja, seria muito bom ter uma biblioteca tão vasta em um item de memória tão pequeno e fácil de levar, mas ainda deve levar um tempo considerável até que essas pequenas maravilhas de 128 TB se tornem populares no mercado.

 

Fonte: Tecmundo

Comentar

Código de segurança
Atualizar