Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Sendo um dos maiores países do mundo em extensão territorial, bem como o quinto da América Latina, as curiosidades sobre o Brasil são muitas.

O Brasil é um país sul-americano, ou latino americano, com uma vasta extensão territorial. Bem como o maior da América latina, e quinto no mundo. Por consequência o país é subdividido em cinco regiões, além de possuir um total de 27 estados. Assim existem muitas curiosidades sobre o Brasil que muitos desconhecem.

Seu descobrimento se deu em 1500, pelos portugueses, em uma expedição liderada por Pedro Álvares Cabral. Ou seja, a nossa língua oficial é o Português, sendo assim uma das curiosidades sobre o Brasil que muitos desconhecem. Além estar em contraste aos outros países latinos, pois possuem o Espanhol como língua nativa.

Desta forma, a população brasileira chega a cerca de 209 milhões de pessoas, de acordo com o último senso de 2017. Assim como se constituiu por meio da miscigenação de europeus, negros (africanos) e também por indígenas. E por ser uma país latino, nosso clima é o tropical, bem como caracterizado por longos períodos de calor e bastante sol. Tornando, assim, as prais brasileiras muito famosas por suas belezas e encantos.

O nosso sistema de governo é a República Federativa Presidencialista, assim como a nossa moeda oficial é o real, criada em 1994. A religião predominante do Brasil também é o catolicismo, sendo ela, influência da colônia portuguesa. Porém essas não são as suas únicas características e curiosidades. Diante disso criamos uma lista com os fatos mais interessantes e curiosos sobre o Brasil, para assim você conhecer um pouquinho mais sobre este vasto país. Confira:

Nome Oficial

Seu nome oficial na verdade é República Federativa do Brasil, além de que Brasil significa “vermelho como brasa”, assim como a sua origem vem da árvore Pau Brasil, que possui a cor avermelhada. E uma das curiosidades sobre o Brasil que quase ninguém conhece é que a cerca de 100 anos atrás o nosso país se chamava Estados Unidos do Brasil.

Grande número de escravos no período colonial

No período colonial o Brasil importou cerca de 4,8 milhões de escravos da África, sendo esse número equivalente a quase metade do total de escravos de todo o continente americano. Assim como, só para o Rio de Janeiro foram por volta de 2 milhões deles.

O Brasil é 206 vezes maior que a Suíça

Sendo o quinto maior país do mundo, o Brasil possui com área territorial de 8.515.767.049 km². Desta forma caberia cerca de 206 Suíças dentro do nosso país, pelo fato dela possui apenas 41.285 km², além de que ainda sobrariam 11.000 km.

Maior produtor de café do mundo

Não há duvido que o brasileiro ama café, assim como o nosso país é o maior produtor de café do mundo. Desta forma até países do outro lado do mundo, como por exemplo o Japão e a Coreia do Sul, conhecem e apreciam o nosso café.

Biodiversidade x Desmatamento

O nosso país possui a maior biodiversidade do mundo, sendo ela proveniente da Floresta Amazônica. Mas uma curiosidade sobre o Brasil que muito podem se surpreender é que também somos o país que mais desmata.

Tocantins é o Estado mais novo do Brasil

Até 30 anos atrás Tocantins não existia, bem como fazia parte do Estado de Goiás, portanto, criado juntamente a constituição de 1988.

Rio de Janeiro já foi capital de Portugal

Durante o período colonial no Brasil, sendo mais precisamente no ano de 1763, o Rio de Janeiro se tornou capital de Portugal. Assim se tornando a primeira e única capital europeia fora do território europeu.

Feijoada – prato nacional

Famosa no Brasil, e também fora, a feijoada é considerada o prato nacional do nosso país, e sendo de origem negra, ela foi criada pelos escravos durante o período colonial. Assim elas misturavam as carnes”desprezadas” pelas casas senhoriais, como orelha e língua de porco, juntamento com feijão preto.

Maior comunidade Japonesa fora do Japão

Uma das mais interessantes curiosidades sobre o Brasil é que o nosso país abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. Assim como só em São Paulo, moram mais de 600 mil japoneses.

Segundo maior em número de aeroportos do mundo

O Brasil é um país muito grande, assim como um dos maiores do mundo. E por conta da sua grande extensão territorial a quantidade de aeroportos também é alta. Desta forma o país possui por volta de 2.498 aeroportos, sendo o segundo maior número do mundo, perdendo apenas para os EUA.

Etanol em todos os postos de combustível

O Brasil é o único país do mundo em que o etanol é oferecido em todos os postos de gasolina. Assim como mais e 90% dos carros novos utilizam ele como combustível.

Ilha das cobras

A Ilha da Queimada Grande, localizada no litoral de São Paulo possui um grande número de cobras, tendo assim cerca de 5 cobrar por metro quadrado. Bem como, devido a sua periculosidade a Marinha proibiu o desembarque no local.

O Brasil não é o maior exportador de castanha do pará

SIM! Podendo ser uma das curiosidades sobre o Brasil mais inusitadas. A maior exportadora da famosa castanha-do-pará, ou castanha-do-brasil não é o Brasil, mas sim a Bolívia.

Línguas faladas no Brasil

Antes do descobrimento do Brasil, as línguas faladas giravam em torno de mil. Porém atualmente, por mais que o Português seja a língua oficial, cerca de 180 ainda sobrevivem, porém apenas 11 são faladas por pouco mais de 5 mil pessoas.

E ai, já conhecia essas curiosidades sobre o Brasil? Tem alguma que te chamou atenção?

 

 

 

Fonte: R7.

Comentar

Código de segurança
Atualizar