Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Astrônomos encontram Vulcano, o planeta de Spock.

Vulcano: Astrônomos encontram o planeta de Spock

O lar do personagem mais icônico da icônica saga Jornada nas Estrelas pode ter sido encontrado.

Uma equipe liderada por astrônomos da Universidade da Flórida, nos EUA, encontrou um planeta em torno da estrela 40 Eridani (HD 26965).

Décadas antes que o primeiro exoplaneta fosse encontrado, Gene Roddenberry, criador da saga Jornada nas Estrelas, apontou a 40 Eridani como a estrela em torno da qual orbitava Vulcano, o planeta natal de Spock.

O planeta - 40 Eridani A - tem 8,5 vezes a massa da Terra, orbita a estrela a cada 42 dias e parece estar na zona habitável - onde poderia haver água em estado líquido.

Contudo, a equipe faz uma série de ressalvas quanto à interpretação dos dados porque esses dados não permitem inferir o diâmetro da estrela, o que seria necessário para estimar suas características com menor margem de erro.

De acordo com reportagem publicada pela revista Nature, o Vulcano da realidade está "um pouco perto demais da sua estrela para a vida como conhecemos prosperar" - o lema de Spock é "Viva muito e prospere" (Live longer and prosper).

A 40 Eridani, uma estrela um pouco menor e mais fria do que o Sol, faz parte de um sistema triplo. E o exoplaneta encontrado orbita justamente a estrela primária do sistema, exatamente como Vulcano na ficção.

Fonte: Inovaçao Tecnológica

Comentar

Código de segurança
Atualizar