Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Primeiro animal do mundo provavelmente foi carnívoro, diz estudo.

Operação Carne Fraca da PF

Pesquisa demonstrou que a dieta herbívora chegou depois do consumo de carne.

Há mais de 800 milhões de anos, quando o antecessor de todos os animais surgiu na Terra, a dieta mantida pelo ancestral dos bichos, um ser microscópico, provavelmente era composta por carne. É o que afirma um novo estudo publicado na revista científica britânica Evolution Letters, contrariando pesquisas anteriores que indicaram a predominância de uma alimentação herbívora. A análise foi conduzida pelo biólogo evolucionista John Wiens, da Universidade de Arizona, nos Estados Unidos. Wiens e sua equipe estudaram uma base de dados de mais de 1.000 espécies.

Contudo, a carne de milhares de anos atrás era muito diferente da existente nos dias atuais. A criatura animal, primeira do tipo a ter estrutura multicelular, provavelmente se alimentou de seres protistas, minúsculos organismos unicelulares, que não são plantas, animais ou fungos. De acordo com os pesquisadores, ela era algo como um “mini carnívoro”.

Com os resultados, os pesquisadores chegaram a três conclusões principais. Primeiro, a dieta ancestral dos animais foi majoritariamente carnívora. Além disso, os principais grupos de animais também se alimentavam à base de carne, como artrópodes, cordados e moluscos. Por fim, muitas das espécies existentes hoje têm a raiz de suas dietas relacionada ao mesmo ancestral de todos os animais, que surgiu há 800 milhões de anos.

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar