Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Testes com tumores artificiais podem ajudar tratamento de doença.

Em um estudo publicado no jornal especializado Science, cientistas afirmam ter conseguido prever como pacientes de câncer irão responder a tratamentos, só que de uma forma inusitada: lançando mão de versões em miniatura dos tumores desses mesmos pacientes, desenvolvidas em laboratório. Os pesquisadores dizem que a descoberta pode levar a tratamentos mais efetivos, e menos agressivos, no futuro.

O estudo teve 100% de eficácia na hora de apontar quais remédios não fariam efeito contra os tumores – o que pode poupar pacientes de efeitos colaterais desnecessários. Da mesma forma, os tumores de laboratório também podem ser uma maneira de testar novas medicações.

A pesquisa funcionou da seguinte maneira: os pesquisadores colheram biópsias de 71 pacientes com câncer colorretal em estágio avançado e, a partir delas, criaram “organoides” – versões mais simples dos órgãos cancerígenos. Então trataram cada organoide com os mesmos remédios receitados aos pacientes nas clínicas. Se a droga funcionava nos organoides, também tinha êxito com 88% dos pacientes. Se falhava nos organoides, falhava nas pessoas.

Em um dos pacientes, testes convencionais indicaram que o tumor responderia a uma droga específica – mas o tratamento falhou tanto na clínica quanto no organoide. Ou seja: não faltam resultados otimistas.

 

Fonte : Super Interessante

Comentar

Código de segurança
Atualizar