Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Planeta Vivo
O meteorito que caiu em território russo e deixou pelo menos 900 pessoas feridas tinha 10 toneladas antes de entrar na atmosfera terrestre. Ele estava a uma velocidade de 108.000 km/h, segundo a Roscosmos, Agência Espacial Russa.


Meteoritos são objetos compostos de rocha e metal que podem se desprender de corpos do sistema solar, viajar pelo espaço e cair na superfície terrestre. Muitas vezes, esses objetos celestes são tão pequenos que se desintegram quando entram na atmosfera terrestre. Portanto, incidentes como o da Rússia são raros.

É provável que o meteorito que atingiu a Rússia explodiu antes de alcançar o solo por causa do enorme calor gerado pela compressão do ar na frente do corpo celeste. Este fenômeno é conhecido como bólido ou explosão aérea.

De acordo com testemunhas, celulares pararam de funcionar e janelas se estilhaçaram quando o meteorito explodiu. O fenômeno pode ser observado em vídeos publicados no YouTube.

O evento foi observado nas regiões de Tcheliabinsk, Tyumen e Sverdlovsk, localizadas na República da Bashkiria e no norte do Cazaquistão. Cerca de 300 edifícios foram danificados pelo impacto do meteorito. Uma fábrica de zinco foi especialmente afetada porque algumas de suas paredes e parte do teto aparentemente desmoronaram.

O Ministério de Emergência da Rússia diz que 20.000 equipes de resgate estão posicionadas na área da queda. Até o momento, as forças armadas da Rússia encontraram uma cratera de 6 metros nos montes Urais, criada pelos restos do meteorito.

 

 

Fonte: Exame Info

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar