Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Universo

 

A Nasa (Agência Espacial Americana) encontrou recentemente um redemoinho em Marte. As imagens mostram o "diabo de poeira" com mais de 800 metros de altura e uma cauda com cerca de 30 metros.

Este fenômeno é comum em Marte. As imagens capturadas pela câmara HiRISE (Science Experiment Resolution Imaging) a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA, mostram os rastros de outros redemoinhos que ocorreram em solo marciano na região Amazonis Planitia.

 

Redemoinho em Marte

A nave da Nasa registrou o momento enquanto passava sobre a região Amazonis Planitia, uma das planícies mais planas de Marte.

Da mesma maneira que o efeito ocorre na Terra, os redemoinhos de Marte são ventos em espiral formados pela convecção do ar (forma de transmissão do calor) em dias quentes, sem ventos e de muito sol.

A alta temperatura aquele o solo, que transfere o calor à porção de ar acima de uma determinada região. Quando esse descolamento ocorre rapidamente, cria-se um eixo e o redemoinho ganha velocidade e levanta a poeira que está ao redor.

 

Fonte: Exame Info

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar