Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Universo
Embarcação desenvolvida por cientistas espanhóis irá cruzar um dos maiores lago de hidrocarbonetos do satélite até a sua costa.

Cientistas espanhóis do Centro de Astrobiologia de Madri e engenheiros da SENER, empresa internacional de engenharia e tecnologia especializada em veículos espaciais, estão desenvolvendo uma espécie de sonda em forma de barco que será enviada ao espaço, para a lua Titã, maior de Saturno.

A ideia do projeto Titan Lake In-situ Sampling Propelled Explorer (TALISE) é que a embarcação navegue no Ligeia Mare, um dos principais lagos do satélite, e envie para a Terra detalhes sobre o sistema de mares, lagos e rios que existe no hemisfério norte do satélite. Mas atenção: o que existe em Titã não é água, e sim hidrocarbonetos em estado líquido.

Para garantir que TALISE navegue com sucesso pelo lago de Titã, seu sistema de propulsão irá contar com remos e rodas e que serão os responsáveis por movimentar a sonda tanto em ambiente líquido quanto na superfície firme.

Titã

Entre as 53 luas conhecidas que orbitam Saturno, a Titã é a que mais se parece com a Terra. Primeiro por ter um tamanho próximo ao do nosso planeta e, segundo, justamente por contar com essa curiosa rede de fluxo de líquidos, cuja existência foi identificada pela missão Cassini-Huygens, da NASA.

Mas o satélite natural é alvo de interesse da ciência também por conta do seu ambiente. Apesar de ter uma temperatura ambiente fria demais para comportar vida, sua atmosfera é rica em nitrogênio, compostos orgânicos e cianeto de nitrogênio. Cientistas acreditam que tais substâncias tiveram papéis essenciais na formação da vida na Terra.

 

Fonte:  Exame

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar