Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Universo
O Observatório Europeu do Sul (ESO) identificou um grupo de estrelas recém-formadas. A imagem mostra um salpicado de estrelas azuis brilhantes.
O aglomerado da foto é conhecido como NGC 2547 e fica na constelação da Vela, a cerca de 1500 anos-luz de distância da Terra. Isso é suficientemente brilhante para poder ser visto com binóculos.

A imagem foi obtida com o instrumento Wide Field Imager, que fica no Observatório de La Silla, no Chile. A idade exata de NGC 2547 ainda é incerta. Os astrônomos estimam que as estrelas tenham entre 20 e 35 milhões de anos de idade.

Estrelas

Apesar de parecer muita coisa, basta comparar com o Sol para perceber que o aglomerado é jovem. O Sol tem 4 bilhões e 600 milhões de anos. Se o Sol fosse uma pessoa de 40 anos de idade, as estrelas brilhantes da imagem seriam bebês de três meses.

Na maioria das vezes, as estrelas se formam em ricos aglomerados estelares. Embora o NGC 2547 tenha muitas estrelas quentes que brilham em azul, um sinal da juventude, é possível ver também uma ou duas estrelas amarelas ou vermelhas. Isso significa que elas já evoluíram até se tornarem gigantes vermelhas.

É possível ver também outros objetos imensos entre as estrelas brilhantes da imagem. Muitos são estrelas da Via Láctea, mais tênues ou mais distantes de nós. Outros são galáxias que ficam muito além das estrelas do campo de visão, a milhões de anos-luz de distância.

 

Fonte: Exame Info

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar