Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Universo
Sonda descobre ´acelerador de partículas´ em Saturno
.
A sonda espacial Cassini detectou partículas solares sendo aceleradas em velocidades incríveis perto de Saturno, como um acelerador de partículas. O fenômeno pode ajudar a ciência a compreender as supernovas, explosões de estrelas que sinalizam a morte violenta de uma estrela de grande massa.

As partículas fluíram do Sol durante uma forte tempestade e se chocaram contra o campo magnético de Saturno em seguida. A colisão criou uma onda de choque que acelerou as partículas em velocidades muito altas, além de carregá-las energeticamente.

Segundos os pesquisadores, o evento é parecido com a aceleração que acontece nas supernovas. Por isso, deve ajudar a ciência a entender melhor como funcionam essas explosões tão violentas, pois ainda não existe tecnologia capaz de viajar até uma supernova.

Quando atingem o campo magnético de Saturno em um determinado ângulo, as partículas do vento solar podem ser aceleradas a velocidades próximas à velocidade da luz. Essa onda de choque que se forma pode se tornar um laboratório para estudar o fenômeno de geração dos raios cósmicos bem na nossa vizinhança.

Os astrofísicos acreditam que ondas de choque de supernovas podem ser a principal fonte dos raios cósmicos que permeiam a Via Láctea. Os astronautas sempre relataram o fenômeno como flashes de luzes vistas mesmo quando estavam de olhos fechados.

A missão Cassini-Huygens é um projeto de cooperação entre a Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA). A sonda completou sua missão inicial de quatro anos para explorar Saturno em junho de 2008. A primeira missão estendida, chamada de Cassini Equinox Mission, também acabou em setembro de 2010. A extensão atual da missão vai até setembro de 2017, com o solstício de verão saturniano.

 

Fonte: Exame Info

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar