Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Atitude

O lado certinho, as curvas bem definidas, o que se olha e todos enxergam a mesma coisa, não é a verdade absoluta de ser belo. A arte abstrata está presente em nosso cotidiano , seja em belas galerias ou nos muros das cidades.

 

Vamos do início, a arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstracionista.Outro artista que ganhou grande destaque no cenário da arte abstrata do começo do século XX foi o holandês Piet Mondrian.

 

 

Absrato.

A graça do abstrato é brincar com as diversas interpretações das imagens, das formas e usar a imaginação para captar todas as possíveis e impossíveis mensagens do autor.

É muito mais fácil julgarmos como uma arte inferior, como rabiscos ou até mesmo uma falta de talento para reproduzir a arte. Engano de quem pensa dessa forma, pois a arte abstrata tem sido uma forte influência no meio artístico, alcançando as diversas gerações.

No Brasil, a arte abstrata ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo (1951). Entre os artistas brasileiros de arte abstrata, podemos destacar: Antônio Bandeira, Ivan Serpa, Iberê Camargo, Manabu Mabe, Valdemar Cordeiro, Lígia Clarck e Hélio Oiticica. Estes dois últimos fizeram parte do neoconcretismo.

A fuga das normas acadêmicas possibilitaram o surgimento do abstracionismo que não se prende e nem se limita as normas cultas e a um estilo sólido, pelo contrário, busca sempre inovar e provocar novas reações a quem presencia a beleza das cores fortes e marcantes, do sentimento transmitido nas telas, da ousadia na hora de por em prática todas as ideias, mesmo que pareçam sem sentido, para pelo menos um indivíduo, fará todo o sentido do mundo.

Somos forçados a conviver com o padrão de beleza do mundo, porém isso nos leva a uma alienação do que realmente pode ser belo. A arte abstrata divide-se em fases: Sensível ou informal onde cores e formas são de forte expressão nesta fase. Além de Kandinsky, Franz Marc é o artista mais citdo nesta fase;Tachismo vem trazendo manchas e borros expressados dentro de um espaço determinado na obra; Grafismo com linhas, curvas, traços, pinceladas e todo signo gráfico no contexto abstrato;Orfismo é a fase da expressão ligada à música; Raionismo com riscos e raios com luminosidade; abstracionismo geométrico ou formal trás formas e cores dadas a expressão geométrica; Pintura gestual é a pintura que expressa emoções, e execução espontânea diretamente na parede, locais e telas gigantes. Tantas são as formas de se expressar, de demonstrar a vida e suas formas de ocupar o espaço, sem deixar em branco telas que devem estar sempre coloridas e vibrando. A arte abstrata nos leva a pensar e a colocar em prática tudo que absorvemos ao longo do tempo, fazendo com que nosso cérebro trabalhe baseado em nossas emoções e sentidos. Cada um interpreta de uma maneira mesmo assimilando uma mesma figura, pois o nosso histórico pessoal nos possibilita ser único. A arte abstrata recebeu influência de outros movimentos artísticos, como por exemplo, abstracionismo geométrico recebeu influência do cubismo e do futurismo. Ao contrário do abstracionismo lírico, foca a racionalização que depende da análise intelectual e científica. No Brasil, o abstracionismo teve suas primeiras representações na década de 40.

Não existe arte correta e errada, existem gostos diferentes e formas diferentes de aceitação ou não de figuras inanimadas ou animadas.

Cada um carrega um código pessoal de acordo com o seu meio social, familiar e escolar. A modernidade tem aproximado cada vez mais o indivíduo com o meio artístico de enxergar o mundo concreto e a melhor forma de sair do padrão, assim como os artistas da vanguarda europeia, é o mundo abstrato.

 

 

Beatriz Corrêa
http://beeacorrea.blogspot.com.br/

 

 

 

 

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar