Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Curiosidades
Ficar alguns meses no espaço pode fazer os astronautas ficarem mais altos temporariamente. Pelo menos é o que a Nasa tem concluído com suas pesquisas sobre o assunto.


Segundo a agência espacial americana, os cientistas já sabem que ficar na Estação Espacial Internacional (ISS) com a microgravidade por três meses faz os astronautas crescerem 3%. Quando eles voltam para a Terra, a altura volta ao normal.

Por saber disso, a Nasa resolveu se esforçar para entender quais são os impactos da baixa gravidade sobre a saúde e o funcionamento do corpo humano. Para isso, seis astronautas da ISS servirão de cobaias em ultrassonografias da coluna vertebral. Isso fará com que a Nasa entenda pela primeira vez por que as pessoas ficam mais altas no espaço.

A partir de agora, todos os tripulantes terão que fazer os testes antes de embarcar e os repetirão na ISS. Um membro da tripulação será responsável por fazer o exame nos colegas aos 30, 90 e 150 dias de missão.

Os exames serão realizados a partir deste mês. Eles se concentrarão nas áreas cervical e lombar da coluna, assim como nos tecidos em volta. A Nasa analisará por vídeo em streaming, o impacto sobre o organismo dos astronautas com ajuda de uma máquina avançada de ultrassom a bordo da ISS. O aparelho consegue observar os ossos, movimentos dos músculos e o sangue dentro dos vasos.

A Nasa acredita que o estudo ajudará também no desenvolvimento de melhores exercícios para os astronautas, além de orientá-los na reabilitação quando voltarem à Terra. Os cientistas também acreditam que entender como a coluna vertebral se comporta no espaço ajudará na preparação de viagens de longa duração.

 

Fonte: Exame Info

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar