Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive

      Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu nesta terça-feira (28) o Mar do Caribe, próximo a Cuba e à Jamaica. A intensidade do tremor e a localização do epicentro — em profundidade baixa e no meio do mar — levaram o Centro Internacional de Informações de Tsunami a emitir um alerta para seis países. Mais tarde porém, o aviso foi retirado.

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive

Após deixar Porto Rico no escuro, Maria devasta República Dominicana

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive

Como qualquer chuvinha, o furacão se forma a partir da evaporação de água para a atmosfera. Óbvio que o furacão não é uma chuvinha qualquer

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive

Dados de temperaturas globais têm sido coletados desde c. 1880, e até 2005 o recorde de ano mais quente era 1998. Cientistas do Escritório de Meteorologia do Reino Unido calcularam que em 1998 a temperatura média do mundo estava 0,57ºC mais quente do que a média entre 1961 e 1990. Sete anos depois, entretanto, o recorde foi ultrapassado. Em relatório de janeiro de 2006, a NASA revelou que 2005 foi o ano mais quente registrado, com uma temperatura média de 14,76ºC – e que 2002, 2003 e 2004 eram o terceiro, o quarto e o quinto anos mais quentes, respectivamente. Depois disso, o ano de 2007 tornou-se o segundo mais quente já registrado, confirmando o progressivo aquecimento planetário. Nesse mesmo ano os satélites identificaram o descongelamento da passagem Noroeste, uma rota marítima que cruza o topo do continente norte-americano. Sob a influência desse evento e a do La Niña no oceano Pacífico, 2008 tornou-se o ano mais frio desde a virada do século.

Fonte: guinnessworldrecords.com

 

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive

Tornados atingem cidades dos EUA
O governo do estado decretou estado de emergência.

O vento destelhou casas, depósitos e um hotel em Oklahoma.

Os Estados Unidos enfrentam a temporada de tornados no país. Fortes tempestades atingiram várias cidades, no sudoeste. O governo de Oklahoma decretou estado de emergência.

O país tem tido menos dias de tornado do que antes, mas nos dias que têm tornado, eles são cada vez mais numerosos. As imagens de ontem são assustadoras: tornados imensos se formaram em Oklahoma, Kansas, Nebraska e Texas. Ao todo, foram mais de 50 alertas de tornado na região.

Para piorar, teve também uma tempestade de granizo, com pedras de gelo do tamanho de uma laranja. O vento destelhou casas, depósitos e um hotel de beira de estrada em Oklahoma City. O tornado também destruiu trailers em um estacionamento e, pelo menos, 13 pessoas ficaram feridas.

Hoje, o risco de tornados é pequeno, mas deve chover bastante na região. A preocupação agora é com as inundações.

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive

O dia 26/12/2004 será lembrado pelos habitantes e turistas das ilhas de Sumatra e Andamão pelas piores razões possíveis. Nessa idílica região do oceano Pacífico foi monitorado o terremoto mais longo já registrado, com duração de 500 a 600 segundos e pico de 9,1 a 9,3 na escala Richter. O abalo desencadeou um tsunami, que por sua vez causou inúmeras mortes ao atingir a costa da Indonésia. Segundo estimativa de Roger Bilham, professor de ciências geológicas da Universidade do Colorado, a energia liberada durante o terremoto se equivale ao de uma bomba de 100 gigatons. O abalo também abriu uma fenda sem precedentes no fundo do mar, com cerca de 1.300km, e o mundo inteiro foi capaz de senti-lo, afirmou Charles Ammon, professor de geociências da Universidade Estadual de Penn: “Esse terremoto foi grande o suficiente para fazer o planeta inteiro vibrar em até meia polegada, ou 1 centímetro. Instrumentos instalados nos quatro cantos do globo captaram as vibrações”.

Fonte: guinnessworldrecords.com