Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O tsunami registrado na Indonésia provocou mais de 270 mortos, de acordo com o último balanço das autoridades. 400 pessoas continuam desaparecidas.

Ondas de três metros varreram várias aldeias costeiras do arquipélago de Mentawai, composto por cerca de 70 ilhas. Várias encontram-se parcialmente submersas.

A Cruz Vermelha Internacional e as autoridades indonésias estimam que haja, pelo menos, quatro mil casas destruídas.

O presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, encurtou a viagem ao Vietname para acompanhar as operações de socorro.

O tsunami foi provocado por um sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter, a 149 quilômetros a sul da cidade de Padang, na ilha de Samatra.

É em Padang que se encontra, a são e salvo, um grupo de turistas, depois de terem vivido um enorme susto num local considerado sagrado para os surfistas do mundo inteiro. “Estávamos a 50 metros da costa e, de repente, vi uma onda enorme, de três a quatro metros. O outro barco atingiu o nosso e começou a arder”, conta um dos sobreviventes da colisão, à qual todos escaparam com vida.

As equipes de socorro chegaram esta quarta-feira às ilhas de Mentawai. As operações estão a ser dificultadas pelo mau tempo e por réplicas do sismo.

 

Reportagem de 27 de Outubro de 2010
Fonte: euronews.net

Comentar

Código de segurança
Atualizar