Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Universo
Encontrado o glomerado de galáxias mais remoto no espaço


Um grupo de cientistas japoneses descobriu o aglomerado de galáxias mais longínquo já encontrado. Ele está a 12,72 bilhões de anos-luz de distância da Terra.



A descoberta foi feita por pesquisadores do Observatório Astronômico Nacional do Japão e da Universidade de Estudos Avançados. O estudo foi publicado no Astrophysical Journal dos Estados Unidos.

Glomerado Galáxias

Com ajuda do Telescópio Subaru, no Havaí, os pesquisadores conseguiram observar o espaço como era a cerca de 1 bilhão de anos após o Big Bang, a grande explosão responsável por dar origem ao universo.

O novo aglomerado de galáxias mais distante já encontrado deve ajudar os cientistas a compreender a estrutura do universo e como as galáxias se desenvolveram. Para os astrônomos, a descoberta é um forte indício de que já existiam galáxias nos estágios mais remotos do universo, quando ele tinha menos de um bilhão de anos, em uma história de aproximadamente 14 bilhões de anos.

Anteriormente, com ajuda do Telescópio Espacial Hubble, cientistas da Nasa anunciaram a descoberta de um possível aglomerado e galáxias a cerca de 13,1 bilhões de anos-luz de distância da Terra. Porém, a agência ainda não conseguiu confirmar a existência desse aglomerado, segundo os cientistas japoneses.

 

 

Fonte: Exame Info

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar